Naffearp/ abril 30, 2021/ 2021, Atendimento, IRPF

Aos iniciantes até aos mais experientes, a qualquer momento pode vir uma questão quanto a elaboração da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física: O que faço? Como lanço? Em que campos do programa? Confira abaixo algumas dicas que separamos para você!

# 1 Dica: Consulte o Perguntão elaborado pela Receita Federal do Brasil

A RFB elabora, todo ano, o “Perguntas e Respostas IRPF (Perguntão)” com mais de 700 questões respondidas detalhadamente para ajudá-lo a declarar. Junto com as legislações do Imposto de Renda, esse é o principal material de consulta aqui no NAF FEARP. Assim, respondemos da melhor forma possível a dúvida encaminhada a nós.

Há o histórico dos arquivos que podem ser acessados, a qualquer momento, pelo seguinte link: Perguntas e Respostas sobre a DIRPF – Declaração de Imposto de Renda. Confira o Perguntão desse ano:

# 2 DICA: Instruções de preenchimento no programa da declaração são muito úteis!

No programa para elaborar e enviar a declaração do IRPF, existe no menu de ajuda uma documentação completa explicando o que significa os termos, frequentemente utilizados, e o melhor ainda: o que preencher em cada campo das fichas!

Para acessar siga os seguintes passos:

(1) Clique em “Ajuda” localizado no menu superior do programa

(2) Clique em “Instruções de Preenchimento”

Captura de Tela do Programa IRPF 2021: 30/04/2021 NAF FEARP/USP

(3) e (4) Na lateral você terá os marcadores da documentação. Nela você encontra explicando os tipos de declaração, os principais programas (ganhos de capital, carnê leão e livro-caixa da atividade rural) utilizados para você fazer a Declaração de Ajuste Anual desse ano, quais são os tipos de rendimentos e em que fichas você deve informar e diversas outras informações. Na parte (4) da figura abaixo, a documentação também traz o que você deve preencher em cada ficha do programa.

(5) No número 5 da captura de tela abaixo, vemos um exemplo do que preencher na ficha de declaração “Identificação do Contribuinte”.

Captura de Tela do Programa IRPF 2021: 30/04/2021 NAF FEARP/USP

# 3 DICA: Atendimento online NAF/FEARP disponível

Ainda assim, caso ficou aquela pulga atrás na orelha do que fazer esse ano, o NAF/FEARP está com o atendimento online disponível. Para enviar sua dúvida acesse o atendimento aqui no site e preenche o formulário. Ou envie sua dúvida para o nosso e-mail: naf@fearp.usp.br.

Estamos recebendo as dúvidas até o dia 26 de maio de 2021. Nos envie o quanto antes!

E lembre-se: o prazo de entrega da declaração foi estendido até dia 31 de maio de 2021! Não deixe para a última hora.

Share this Post