Naffearp/ julho 7, 2021/ 2021, Aprendendo IRPF, IRPF

Como parte das atividades do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal da FEARP/USP, a capacitação dos alunos também tem o propósito de elaborar materiais fundamentados e disponibilizar a todos que precisam entregar a declaração do imposto de renda. Nesse ano os alunos da disciplina de Educação Tributária I de 2021 elaboraram alguns vídeos. Confira e descubra o que pode ser útil para você.

Para acessar toda a lista de vídeos clique aqui.

Fichas da declaração: entendendo o Programa IRPF 2021

Primeiro vídeo da lista explora o aspecto principal do programa: as fichas de declaração. Em cada uma dessas fichas você irá informar um determinado tipo de informação requisita pela Receita Federal do Brasil. Existem também partes do programa em que você consegue verificar se há pendências, o resumo das suas informações, importar dados de outros programas e assim por diante. Confira!

Rendimentos Tributáveis e Rendimentos Não Tributáveis ou Isentos IRPF 2021

O segundo vídeo aborda sobre as diferenças entre o que é tributado e o que não é (ou é isento) pelo Imposto de Renda e em que parte do programa para fazer a declaração (software) essas informações são colocadas. Confira!

Despesas dedutíveis e não dedutíveis IRPF 2021

Uma das principais dúvidas ao fazer a declaração é “que despesas que eu fiz no ano anterior que poderá diminuir a base de cálculo e, portanto, o quanto de imposto terei de pagar?”. Para explorar esse assunto, o terceiro vídeo da lista de vídeos explica as diferenças entre os dois tipos de declaração (declaração simplificada e a declaração completa) e exemplifica quais são as despesas dedutíveis e não dedutíveis da saúde, da educação, dos dependentes, da previdência privada, de pensão alimentícia, de doações, de honorários de advogados, entre outros. Confira!

Bens e Direitos e Dívidas e Ônus Reais IRPF 2021: imóveis financiados

E como declarar um imóvel financiado? Nesse quarto vídeo, exemplificamos como informar o imóvel na ficha de declaração de Bens e Direitos e como lidar com o financiamento desse imóvel para declarar na ficha de Dívidas e Ônus Real. Confira como preencher as fichas e quais informações são necessárias!

Destinação do IR, Doações e Doações a Partidos Políticos IRPF 2021

Nesse quinto vídeo apresenta-se a destinação do imposto de renda, as doações e as doações para partidos políticos. Confira quais são os tipos e o que fazer em cada caso!

Carnê Leão: quais informações eu preciso saber? IRPF 2021

Você sabe se precisa fazer o carnê-leão? Não sabe o que isso significa? Quais rendimentos devem ser informados ? Quem é obrigado? Confira no sexto vídeo produzido pelos alunos as principais informações sobre esse tema!

Ganho de Capital e o IRPF 2021

No sétimo vídeo, abordamos as explicações sobre a apuração do ganho de capital. Quais operações devem ser apurados o ganho de capital, como preencher o Programa de Apuração dos Ganhos de Capital (GCAP) e importar para o programa de declaração do IRPF 2021 e, por fim, quais as isenções de ganho de capital. Confira abaixo!

Atividade Rural e o IRPF 2021

E, por último, temos um vídeo para compreender o que a pessoa física que realiza alguma atividade rural precisa fazer para fins de declaração do imposto de renda. Confira!

Aprendendo IRPF

Para SABER SOBRE MAIS MATERIAIS PARA aprender sobre o IRPF clique aqui.

Quer nos ajudar? Divulgue-nos. Temos esse site para prestar atendimento todo primeiro semestre de ano e dispor informações sobre novos vídeos, materiais sobre IRPF e MEI, notícias, datas, entre outros. Siga-nos também no nosso canal do youtube e no nosso facebook.